quinta-feira, 25 de junho de 2009

O que você faz às 7:40 da manhã?

Provavelmente, grande parte das pessoas que está lendo este blog, às 7:40 da madruga estaria dormindo, acordando ou indo para o trabalho. Ultimamente tenho contado nos dedos os dias em que estive acordado neste horário. Pois bem!!! Esta semana resolvi deixar a preguiça de lado e comecei a acordar às sete da manhã para caminhar na praia, pois esta pança que me acompanha está definitivamente fora de moda (barriga de melancia nunca!!!)
Confesso que a preguiça foi enorme, ainda mais com esse "friozinho", mas chegando na praia aquele solzinho da manhã é ótimo e realmente parece que carrega todas as nossas baterias para encarar o dia a dia. Fui caminhando pela beira da praia tranquilamente até que, subitamente, uma enorme sombra se projetou sobre mim. Olhei para o céu e não havia uma única sombra. Achei a resposta procurando o sol que, naquele momento, se escondia atrás de um enorme prédio construído recentemente, quase ao lado do Chopp Santista. O chamado prédio encomendado (de algumas "celebridades" santistas, dizem que o mais barato não sai por menos de R$ 2 milhões) e o outro empreendimento próximo a ele, de uma rede de hotéis, são os únicos com mais de dez andares construídos após o Plano Diretor de 1999, que permitiu estas grandes construções.
Exatamente às 7:40 da manhã, a projeção da sombra deste prédio dominava toda a faixa de areia, entre o calçadão até a beira d'água. Parei naquele momento e fiquei olhando para aquele prédio que, caramba como é alto!!! Imaginei se todos os prédios da orla fossem daquela envergadura, exatamente às 7:40, não haveria mais o sol para os que caminham na praia nesta época do ano, neste horário!!! Vê que coisa engraçada!!! Eu pensando na morte da bezerra quando me ocorreu este fato. Mas não é interessante? Para uma cidade com quase 100 mil idosos acredito que este seja um fato relevante, pois grande parte deles adora caminhar na praia nesta época do ano, mas de preferência com o sol sobre eles. É por isso que o Plano Diretor deve ser discutido amplamente, pois o desejo de uns, se torna o pesadelo de outros. Tantos.

2 comentários:

Unknown disse...

Tá querendo enganar quem? Certeza que essa hora que você tá falando que o sol se escondeu atrás do prédio era umas 11h40 da manhã! hahahah
Concordo com você, o plano diretor realmente tem que ser pensando para não virar o pesadelo de ninguém. Que estimule as atividades industrial e portuária, além da construção civil, mas respeite os munícipes...
Abraço!
Samuel

EVANDRO SIQUEIRA disse...

naka, a sombra que esses prédios farão na vida dos santistas é muito maior do que a que vc viu na praia.
Isso é só o começo. Nossos ilustres prefeitos (o atual e o antecessor, que são praticamente uma coisa só) incentivaram a construção das torres sem se preocupar com a tão falada qualidade de vida.
Tu acha que nossos filhos terão qualidade de vida com a cidade entupida de gente empoleirada em prédios de 20, 25 andares? E os carros de todas essas pessoas vão circular por onde? Talvez pela areia da praia, sob as enormes sombras que assombram quem não sofre de miopia.
Esse é o presente que nossos "governantes" (se é que merecem esse tírulo) vão deixar pra nossos filhos: uma cidade com cara de metrópole, uma praia com cara de marginal.
Parabéns pela sacada e vida longa ao blog!!!

Evandro Siqueira